O que são superalimentos? Como eles beneficiam sua saúde?

A definição de Superalimentos é um alimento rico em nutrientes, considerado especialmente benéfico para a saúde e o bem-estar. O que isso significa e como eles nos beneficiam especificamente?

Navegue pela internet e você encontrará todos os prós e contras do termo “Superfood”. Dependendo de que lado do argumento você está, dependerá de qual seria sua definição para Superfood.

Não existe um termo médico verdadeiro para Superfood na comunidade alopática, no entanto, na comunidade holística, é definido como “Superfoods são geralmente ricos em fitoquímicos, que são produtos químicos que são conhecidos por terem propriedades de combate a doenças”.

Ambos os lados, concordando ou não com o termo “Superalimentos”, acreditam que certos alimentos são muito mais nutritivos que outros alimentos. Não há como negar que reduzem o risco de doenças crônicas porque protegem nossas células de danos. Superalimentos são potências que possuem grandes quantidades de polifenóis, antioxidantes, minerais e vitaminas.

Superalimentos são altos na escala ORAC

ORAC, sigla em inglês para Oxygen Radical Absorbance Capacity, mede a capacidade dos alimentos de eliminar os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que podem causar danos ao seu corpo no nível celular.

O dano à célula é causado por radicais livres que têm sido implicados no desenvolvimento de várias doenças e distúrbios, incluindo degeneração macular, doença cardiovascular, trombose, asma, comprometimento do sistema imunológico, aterosclerose, doença de Alzheimer, diabetes e artrite reumatóide. .

Quais são esses alimentos? Como você se encaixa no seu plano diário de nutrição?

Você ficará surpreso ao descobrir que a maioria desses alimentos já faz parte de sua ingestão de alimentos, se você gravitar longe de alimentos processados ​​e seguir um estilo de vida saudável (que inclui alimentos integrais).

Muitos dos alimentos altamente nutritivos e densos são comuns e podem ser facilmente adicionados ao seu plano diário de nutrição, enquanto outros são mais exóticos, mas certamente valem a pena serem obtidos.

Aqui está uma lista de alguns Superfoods comuns que podem ser colocados em sua dieta regularmente.

Turquia: Turquia sem pele tem cerca de sete gramas de proteína por onça e é rica em vitaminas do complexo B, zinco e selênio. Também tem um perfil completo de aminoácidos e muito poucas gorduras saturadas.

Nozes: amêndoas, nozes de macadâmia, avelãs e pecans são considerados superalimentos saudáveis ​​para o coração. A American Heart Association recomenda a ingestão de quatro porções de nozes sem sal, cruas ou secas, por semana.

Uma porção de nozes é 1,5 onças de nozes inteiras ou 2 colheres de sopa de uma manteiga de amendoim. As nozes são boas fontes de proteína, especialmente para vegans e vegetarianos.

Eles também são uma fonte limpa de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas quando ingeridas com moderação.

Cacau: Rico e delicioso, contém mais de 300 nutrientes essenciais, incluindo proteínas, gorduras, vitaminas do complexo B e minerais, incluindo cálcio, enxofre, magnésio, fósforo, ferro e zinco. O cacau é o alimento mais rico em antioxidantes do mundo.

Os antioxidantes presentes no cacau são os flavonóides, incluindo a antocianidina. Estes flavonóides estão intimamente envolvidos na prevenção de danos causados ​​pelos radicais livres e também têm um papel importante no reforço da proteção do colágeno, o que significa que nos protege do câncer e tem benefícios antienvelhecimento.

Salmão: Baixo teor de gordura saturada e rico em ácidos graxos ômega-3; O salmão desempenha um papel vital na saúde do coração (porque reduz os triglicerídeos e diminui o risco de batimentos cardíacos anormais).

O salmão também é rico em minerais essenciais, como ferro, cálcio, selênio, fósforo e vitaminas A, B e D. A American Heart Association recomenda a ingestão de pelo menos duas porções de peixe por semana.

Amoras | Mirtilos | Framboesas pretas | Framboesas Vermelhas | Morangos: Bagas contêm alguns dos mais altos níveis de antioxidantes de qualquer fruta. Pigmentos de cor azul, roxo e vermelho nas bagas são poderosos antioxidantes chamados antocianinas.

Esses antioxidantes neutralizam os radicais livres e as moléculas de oxigênio instáveis, que danificam as células e são uma das principais causas de doenças e envelhecimento. Eles também contêm catequinas que são flavonóis que suportam o sistema de defesa antioxidante.

A American Heart Association recomenda cerca de 4,5 xícaras ou nove porções de frutas e vegetais por dia.

Couve: Kale é uma excelente fonte de vitamina B6, fibra dietética (5 gramas / xícara), cálcio, potássio, vitamina E, vitamina B2, ferro, magnésio, vitamina B1, ácidos graxos ômega-3 fósforo, folato, niacina e até proteína .

Kale Curly é uma potência rica em nutrientes repleta de antioxidantes como vitamina C, beta-caroteno, kaempferol e quercetina. Os pesquisadores agora podem identificar mais de 45 tipos de flavonóides em couve.

Kaempferol e quercetina no topo da lista, estes flavonóides têm benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios que lhe dão um papel importante na dieta para evitar inflamação crônica e estresse oxidativo. Os especialistas recomendam comer 3/4 xícara de vegetais crucíferos diariamente ou aproximadamente 5 xícaras por semana.

Abóbora: A abóbora é baixa em calorias com apenas 15 calorias por 1/2 xícara, e é rica em fibras, zinco, vitamina C e é cheia de ferro. É rico em beta-caroteno, luteína e zeaxantina, que ajudam a prevenir a formação de cataratas e reduzem o risco de degeneração macular.

As sementes de abóbora são uma fonte incrível de proteínas e fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês.

TORTA DE ABÓBORA SMOOTHIE

INGREDIENTES

  • 1 xícara de abóbora enlatada orgânica
  • 3 datas Pitted
  • 2 colheres de sopa de tahine orgânico
  • 1 colher de sopa de linhaça moída
  • 1 colher de sopa de sementes de Chia
  • 1 colher de chá de torta de abóbora
  • 1 ½ xícaras de leite de coco ou creme de coco para um batido mais rico
  • 2 colheres de sopa de amêndoas picadas
  • 1 xícara de chá de couve orgânica
  • 1 colher de chá de chlorella {opcional}
  • 1 xícara de gelo

INSTRUÇÕES

Combine todos os ingredientes no liquidificador. Bata até ficar homogêneo e sirva imediatamente.

Quer você concorde com o termo Superfood ou não, não há como negar que esses e muitos outros “superalimentos” são alimentos integrais extremamente nutritivos, oferecendo uma ampla gama de micronutrientes essenciais que precisamos para que nossos corpos funcionem sem problemas e permaneçam livres de doenças.

Eles também são cheios de antioxidantes, sulforaphanes e gorduras anti-inflamatórias saudáveis ​​que tornam esses alimentos muito mais super.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *