ingredientes para feijoada

Dicas para inovar na hora de preparar uma feijoada

A feijoada é um prato tradicional brasileiro e é bastante popular, apreciada pela maioria da população brasileira. Além do mais, a feijoada é a desculpa perfeita para reunir amigos e familiares aos sábados ou domingos.

Além de deliciosa, um bom buffet de feijoada não é tão difícil de ser feito, mas é necessário seguir um ritual. Olha só!

Origem da Feijoada

O tradicional prato brasileiro tem origem na herança dos colonizadores portugueses que, ao virem para o Brasil, costumavam saborear cozidos em uma base de feijão branco, linguiças e carnes variadas.

Mas em 1833 deu-se origem a feijoada brasileira e com ela a substituição do feijão branco pelo feijão preto, muito mais gostoso.

Desde então, a feijoada, que era “comida de ricos”, foi se popularizando até chegar a todas as pessoas e classes sociais.

Como fazer feijoada

Apesar de ser um prato relativamente fácil de ser preparado, nem todos conseguem acertar no preparo de uma boa feijoada.

Desse modo, é sempre útil algumas dicas de preparo que vão desde a escolha de seus ingredientes até o momento em que ela é posta à mesa.

Para fazer uma boa feijoada é necessário um ritual e tempo dedicado à sua preparação e algumas dicas são:

1- Coloque os feijões de molho

Hidratar os grãos é parte fundamental na hora de preparar a feijoada, e o tempo dessa hidratação também deve ser levado em consideração: coloque-os numa bacia com água por no mínimo 12 horas e troque a água três vezes durante este período.

2- Use ingredientes de boa qualidade

Provavelmente, isso é feito com frequência, pois ninguém costuma comprar ingredientes ruins, mas vale a pena frisar, pois ao escolher temperos e ingredientes que você conhece a procedência, faz com que a feijoada possa ficar ainda mais gostosa.

3- Dessalgue as carnes

Nessa etapa, é recomendado que você dessalgue a carne de um dia para o outro e de preferência, com água gelada.

Além do mais, troque a água com frequência, pois quanto mais tempo dessalgando a carne, menores as possibilidades de a feijoada ficar salgada em excesso.

4- Selecione boas carnes

Toda boa feijoada tem que ter carnes boas, então escolha boas peças de costela, carne seca, linguiça, além de outras que você queira usar.

5- Selecione os temperos

Qualquer prato necessita de temperos para deixar as receitas mais gostosas, portanto, com a feijoada não é diferente.

Uma dica é usar folhas de louro e tomilho e cozinhá-los juntos com o feijão.

6- Prepare a feijoada um dia antes

Se você fizer a feijoada com antecedência, nesse tempo em que ela fica “guardada”, os ingredientes vão “apurando” e isso faz com que o resultado final seja ainda mais saboroso na hora de comer.

7- Engrosse o caldo

Outro ponto que deixa a feijoada saborosa é quando o caldo está mais grosso. Como fazer isso?

Após o feijão e a carne estarem cozidos, deixe a panela no fogo baixo, sem a tampa e por 15 minutos. Pronto. O caldo engrossará.

feijao preto num cesto

8- Use uma panela de barro

Há quem diga que as comidas ficam mais gostosas quando feitas em panelas de barro, no caso da feijoada, fica mesmo.

Isso acontece porque ela acaba sendo cozida de forma uniforme e a panela de barro faz com que a feijoada fique pronta mais rápido.

Após seguir todas estas etapas, a feijoada estará pronta para ser servida com algum acompanhamento, de preferência: couve refogada, arroz-branco, fatias de laranja e um bom molho de pimenta.

Mas se você achou muito difícil preparar uma feijoada sozinho, nem tudo está perdido. Você pode contratar o serviço de buffet de feijoada, oferecido por empresas qualificadas. Não perca tempo e aproveite o clima de inverno para saborear este delicioso prato!